CDR- Combustível Derivado de Resíduos
À medida que a população continua a crescer, também aumenta a quantidade de resíduos produzidos. Uma das formas de aproveitar esse volume cada vez maior de resíduos sólidos urbanos é transformá-los em uma fonte alternativa de combustível para geração de calor e eletricidade. A Famosa CDR Combustível derivado de resíduos. Para esta solução a FabrikTec Brasil desenvolve a tecnologia certa para esta aplicação a Planta TMTR-CDR, uma linha completa formada por um layout em planta de tecnologia moderna de tratamento de resíduos para setor de CDR. Abaixo segue exemplos de máquinas e equipamentos que temos a lhe oferecer.
01
Triturador linha Móvel
FabrikTec desenvolve máquinas móveis para trituração de resíduos, estilo pré-shredders (trituradores primários) para deslocamentos ou atendimentos especiais em regiões aonde necessita de um equipamento móvel ou não tenha capacidade energética para os devidos tratamentos dos resíduos;
02
Triturador estacionário
Trituradores FabrikTec fixos com sistema de moagem primária com a proposta de alta produtividade de trituração podendo ser sua alimentação de energia a diesel ou elétrica. Modelos customizados e dimencionados conforme necessidade de cada cliente. Serie Megalodon com 1, 2 e 4 eixos com inumeros modelos de facas rotativas;
03
Moinhos Trituradores
Trituradores de alta rotação para granulometrias abaixo de 50(mm) desenvolvido para trituração menores com tela com furações adaptadas conforme granulometrias necessárias, geralmente este moinho é composto por apenas 1 eixo principal (rotor) aonde funciona com alta rotação de 700 a 1200(rpm) com facas cambiáveis de fácil troca.
04
Plantas de CDR
Projetamos, desenvolvemos plantas e layouts inovadores para tratamento adequado dos resíduos CDR desde alimentação através de correias transportadoras, plataformas de triagem de volumosos, trituradores primários, secundários, esteiras imantadas para separação dos ferrosos e moinhos de alta rotação com opcionais de malhas de granulometrias.
O que é CDR?
O CDR corresponde a uma gama de materiais residuais, obtidos a partir da parcela não reciclável dos RSU e resíduo industriais, processados em Unidades de Tratamento Mecânico e Biológico para alcançar alto valor calorífico.
Seus constituintes abrangem:
- Fração inflamável dos RSU que não é reciclada (plásticos, papel e papelão, têxteis, couro, madeira);
- Pneus inservíveis;
- Resíduos de indústria da borracha, têxtil, madeireira e do plástico;
- Óleos, solventes e tintas, lodo de esgoto; borra e pó de carvão; e
- Farinha de carne e osso.
O CDR pode ser utilizado como combustível em fornos de cimento, substituindo uma porção de combustíveis fósseis convencionais, como o carvão. Além disso, devido a sua grande densidade energética (em torno de 17 Megajaules por quilo) podem ser utilizados para geração de eletricidade em plantas de incineração, gaseificação e pirólise.